Preocupados com os impactos ambientais, saúde pública, encerramento dos lixões, recuperação da área degradada e implantação de um ponto de entrega para a coleta seletiva, prefeitos de todo o território de identidade do Vale do Jiquiriçá, tem se mobilizado para cumprirem a Lei que dispõe sobre o acondicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos, referentes aos “lixões”. Visando amenizar o problema, o prefeito do município de Maracás Paulo dos Anjos (PDT), presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Jiquiriçá Vale do Jiquiriçá (CDSVJ), esteve reunido com os prefeitos da região na pousada Menina Bonita, na noite da última terça-feira (06).
Na oportunidade os prefeitos pautaram o armazenamento e reciclagem dos resíduos sólidos dos 20 municípios que compõe o bloco, para que sejam transformados em polietileno. O evento contou com a presença do Dr. Salvador Brito, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Superintendente da Cordec do Estado da Bahia, Sr. Teixeira da Conserv, Dr. Kurt da Vanádio Maracás. Até agosto de 2014, de acordo com a Lei 12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios brasileiros terão a obrigatoriedade de erradicar os lixões a céu aberto, utilizando alternativas ambientalmente corretas para a destinação do lixo orgânico.
Nota original do Itiruçu Online/ Foto Romildo Fagundes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
;Atenção;
Ao publicar qualquer comentário o leitor deverá colocar seu nome e evitar palavras de baixo calão, mensagens pornográficas, links, e alusões políticas, pois, tratamos de nossa página de forma séria e democrática. Admitimos elogios, sugestões e retratações a quaisquer publicação ou personagem do conteúdo, porém, aqui não caberá;NENHUMA COMPARAÇÃO POLÍTICA OU PARTIDÁRIA; e sim o povo como um todo.