MENSAGEM DO DIA

Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias. Correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31)

Bíblia Sagrada

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

sábado, 26 de outubro de 2013

Quem acerta todo o Enem não tira nota 1.000; entenda como é o cálculo

Metodologia usada na prova é adequada para exames em grande escala.
Na Teoria de Resposta ao Item, nota vê além do simples nº de acertos.

Mais de 7,1 milhões de estudantes farão neste sábado (26) e domingo (27) a maior edição Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um número recorde para concursos e vestibulares brasileiros. Porém, ao contrário dos processos seletivos tradicionais, as provas de múltipla escola do Enem são elaboradas segundo uma metodologia que vai além da simples soma de acertos das questões. Chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, a metodologia confunde muitos candidatos acostumados com outros vestibulares, mas é considerada pelos especialistas como a forma mais adequada de avaliar um grande número de estudantes.
Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível). Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos). Isso acontece, segundo Tadeu da Ponte, professor do Insper, porque a nota não retrata o desempenho individual do candidato, mas a posição que ele ocupou na escala de proficiência onde todos os milhões de outros candidatos também são incluídos.
Teoria de Resposta ao Ítem aponta quando aluno acerta questão por acaso (Foto: Reprodução/TV Globo)
Teoria de Resposta ao Ítem aponta quando aluno
acerta questão por acaso (Foto: Reprodução/
TV Globo)
"A nota 1.000 é como se fosse o infinito da escala, e ninguém vai ter uma habilidade que nunca possa ser superada por outros", diz Tadeu, que também é sócio-fundador da empresa de avaliação educacional Primeira Escolha. Mesmo que todos os candidatos acertassem todas as questões, explica ele, a nota média seria próxima de 1.000, mas a nota 1.000 é uma meta jamais alcançável.
Renato Júdice, professor e diretor acadêmico do Uno Internacional lembra que "as escalas de proficiências são como uma reta numérica, ou seja, os números representam posições". É por isso que, ao divulgar o resultado do Enem, o Ministério da Educação também informa as notas máxima e mínima de cada prova --são elas que indicam os candidatos mais proficientes e os menos proficientes.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CRAVOLÂNDIA: ESTÁ LANÇADA A BATALHA CONTRA A INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO MUNICÍPIO




Em 2013 a prefeitura de Cravolândia assumiu o compromisso de uma nova política para os que mais precisam, prova disso, é a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar que visa o diagnóstico e a retirada de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, superando a fome e garantindo o Direito Humano à alimentação de qualidade.
Na ultima semana, foi realizada o primeiro fórum municipal de levantamento da fome e insegurança alimentar no município, com a participação de Secretários Municipais, Conselheiros Tutelares, Agentes comunitários de Saúde, representantes de entidades não governamentais, funcionários públicos, sociedade civil não organizada e representante da agricultura familiar. Coordenado pelo Agente de Desenvolvimento, Jiordanny dos Santos Cruz, o diagnóstico que visa levantar pontos críticos no município de insegurança alimentar e vulnerabilidade social será o primeiro passo para a adesão do SISAN. Os participantes parabenizaram a iniciativa, já que pela primeira vez, tiveram papéis fundamentais nos indicativos da fome e da vulnerabilidade social no município, sendo que todo material desenvolvido será enviado para SEDES como fonte de informações para aquisição de novos projetos e convênios.



O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional—SISAN foi criado por meio da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006 (LOSAN), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.
Integram o SISAN:
  • a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional — instância responsável pela indicação ao CONSEA das diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como pela avaliação do SISAN (que reúne representantes da sociedade civil e do governo em âmbito federal, estadual e municipal);
  • Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA – órgão de assessoramento imediato ao Presidente da República, que articula governo e sociedade civil organizada; e
  • Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional—CAISAN — instância de mobilização e alinhamento de órgãos governamentais federais para a convergência, transversalidade e monitoramento das políticas em Segurança Alimentar e Nutricional e também as políticas afetas ao tema, que tem por sua vez uma Secretaria-Executiva que organiza, articula e facilita a operacionalização de suas ações.
  • Órgãos e entidades de SAN da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  • Instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, que manifestem interesse na adesão e que respeitem os critérios, princípios e diretrizes do SISAN.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CRAVOLÂNDIA: SECRETARIA DE TRANSPORTE DISPONIBILIZARÁ VEÍCULOS PARA INSCRITOS NO ENEM REALIZAREM PROVA, PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

Estudantes de todo o país que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão fazer as provas no próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Os alunos de Cravolândia responderão às provas em salas de escolas Polo da Região, como Jaguaquara e Ubaíra. O acesso aos locais deverá começar às 12h, em ambos os dias, e as provas serão entregues às 13h. A recomendação do Ministério da Educação é que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 2h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Para isso, a Prefeitura de Cravolândia está disponibilizando 2 ônibus para o transporte dos alunos até Jaguaquara, polo com maior numero de inscritos. Também esta sendo estudado a possibilidade de ajuda aos demais que seguirão até Ubaíra, em um numero mais reduzido.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No primeiro dia, a prova é de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os alunos podem permanecer respondendo às questões por até 4h30. No segundo dia são 5h30 de tempo para a prova, que será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.Os candidatos precisam estar atentos para os materiais que precisam levar nos dois dias. Conforme divulgado pelo Mec, cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que é obrigatória para o exame. Isso, porque o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. A embalagem porta-objetos deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatá-la ao final da prova.

Também é necessário apresentar um documento de identificação original e que contenha foto. São aceitos Carteira de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Cravolândia se une à Prefeituras baianas que vão paralisar atividades e alertar crise financeira dos municípios

Prefeituras baianas paralisam atividades e alertam para crise financeira dos municípios
Foto: Divulgação/UPB
206 prefeituras baianas, inclusive a de Cravolândia, que aderiram ao movimento "SOS Municípios" vão paralisar suas atividades nesta sexta-feira (25) como forma de protesto contra a grave crise financeira sofrida pelas administrações municipais. Com a medida, o movimento encabeçado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) espera chamar a atenção do Congresso Nacional para a aprovação da PEC 39/2013, que amplia em 2% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
Em agosto, a PEC 39 foi apresentada pela senadora gaúcha Ana Amélia (PP-RS) e prevê que a União distribuirá mais 2% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao FPM, a serem repassados no primeiro decêndio do mês de julho de cada ano. Com a aprovação, serão injetados R$ 7,5 bilhões nos cofres municipais. A matéria está parada no Senado, aguardando designação de relatoria.
Na última semana, o Prefeito Naelson Lemos participou de uma comitiva com prefeitos liderados pela UPB que esteve no Congresso Nacional entregando a pauta municipalista aos presidentes da Câmara e do Senado. Além da PEC 39, os gestores cobram a votação de projetos de lei na área tributária, a regulamentação dos valores mínimos aplicados pela União na saúde e condições para os municípios arcarem com o piso de categorias.

domingo, 20 de outubro de 2013

CRAVOLÂNDIA: APLB realiza festa italiana em homenagem ao Dia do Professor


Para homenagear o professor a APLB inovou no quesito ornamentação e tema festivo. A parceria Secretaria Municipal de Educação e APLB  (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) tem garantido o sucesso de vários eventos, que visam prestigiar e homenagear os profissionais da educação. No último sábado(19), a semana do professor foi comemorada com uma animada festa moda italiana, com decoração e tema alusivos à Itália, regada à comidas e bebidas típicas do país. Atrações locais, de todos os gostos, se apresentaram no evento comAntonio Frenesy e Taiane Serra(MPB), Rosana Santos(Gospel) e a turma multi eclética de Brejões. A festa que aconteceu, no Centro Cultural José Ribeiro de Almeida durou até as 2 horas da manhã e teve a aprovação de todos os professores, que também participaram de um sorteio de prêmios. 









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...