Lafaiete Coutinho é destaque na produção de mel, mas no primeiro dia da tradicional Feira de Agronegócio e Agricultura Familiar, além do mel, frutas, verduras, legumes, hortaliças e raízes foram alguns dos produtos destacados e comercializados, durante a abertura oficial do evento, neste sábado (2). A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Governo do Estado e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção de pequenos agricultores rurais de Lafaiete.
Ao comentar a feira, que chega a sua 4ª edição, o prefeito Zenildo Brandão ‘Zé Cocá’ ressaltou a importância do evento. ”Graças a Deus nós conseguimos iniciar mais uma feira com sucesso. A idéia da feira é um incentivo pra que nós continuemos a plantar produtos da terra. A nossa intenção é captar recursos, não só para fazer um grande evento, mas sim, para melhorar a economia de toda a região. Nós precisamos fomentar a agricultura e fortalecer a economia regional. O governo do estado tem nos apoiado e isso tem que acontecer também em outros municípios, para impulsionar crescimento da região, porque além de uma ação de incentivo à agricultura familiar, uma feira como essa significa geração de renda para os agricultores rurais – e quando o homem do campo vai bem, todo o município se desenvolve”, ressalta o gestor. A Feira de Agronegócio e Agricultura Familiar em Lafaiete Coutinho acontece anualmente e é sediada no Parque do Vaqueiro.
Feira de Agronegócio e Agricultura começa em Lafaiete
Começou neste sábado (2), a 4ª edição da Feira de Agronegócio e Agricultura Familiar em Lafaiete Coutinho. Com entrada gratuita, a feira estima receber uma média 4 mil visitantes, que poderão conferir diversas atrações focadas no desenvolvimento da atividade rural e também atrativos para o público urbano. O evento foi aberto na manhã de hoje, e segue até amanhã, domingo (3). A abertura oficial foi presidida pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Bilizário Machado e contou com a presença do prefeito Zenildo Brandão, representantes do SEBRAE, da Secretaria Estadual da Agricultura, do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Bradesco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
As 14h ocorreu a primeira palestra: ‘Planejamento de Vendas’, proferida por Rosival Fagundes, do SEBRAE; em seguida a palestra: ‘Linha de Crédito para a Agricultura Familiar e Rural e Leis Vigentes para Renegociação’ (Banco do Nordeste); as 16h palestra: ‘Meio Ambiente com Sustentabilidade’, proferida por Júlia Romão Pimentel (Bióloga da Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente) e Josemar Santos Cunha (Consultor ambiental, Biólogo especialista em meio ambiente); já por volta das 17h a última palestra do primeiro dia do evento, com o tema: ‘Cultura do Maracujá’, através do palestrante Aderbal Rodrigues (EBDA). Até as 21h, visita aos stands e a partir das 22h shows musicais com Banda Forró 10, Reinan Nunes e Cleito dos Teclados. Neste domingo (3), outras palestras serão proferidas para os produtores de Lafaiete. Prestigiaram a cerimônia de abertura o presidente do Sindicato Rural de Jequié, o Coronel PM Ivo Silva Santos e o vereador de Jaguaquara, Rosenildo Pirôpo (Marcos Fram).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
;Atenção;
Ao publicar qualquer comentário o leitor deverá colocar seu nome e evitar palavras de baixo calão, mensagens pornográficas, links, e alusões políticas, pois, tratamos de nossa página de forma séria e democrática. Admitimos elogios, sugestões e retratações a quaisquer publicação ou personagem do conteúdo, porém, aqui não caberá;NENHUMA COMPARAÇÃO POLÍTICA OU PARTIDÁRIA; e sim o povo como um todo.